Foto Ascom PMS/
No quinto dia do Carnaval de Salvador, ontem (20), cerca de 653 mil pessoas foram transportadas em veículos do transporte público coletivo e individual da capital baiana, conforme dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Deste total, 569.085 utilizaram ônibus como meio de deslocamento, entre as linhas regulares (487.365), linha gratuita Lapa – Calabar (81.720), linhas especiais (12.581) e Expresso do Carnaval (16.744).
Os ascensores foram responsáveis pelo transporte de 25.770 pessoas, sendo 22.864 via Elevador Lacerda e 2.906 por meio do Plano Inclinado Liberdade – Calçada. Neste período, os agentes de fiscalização da Semob autuaram 172 veículos, entre ônibus, táxis e mototáxis. Destes, 19 táxis e mototáxis foram removidos devido a irregularidades.
Nos cinco dias de festa, 66 veículos clandestinos foram abordados e notificados pela fiscalização.
Trânsito – Ainda ontem,650 condutores foram abordados durante as ações da Operação Respeite a Vida (Blitz Lei Seca). Neste mesmo período, foram executadas 31 autuações, sendo 13 por desrespeito à Lei Seca, com 6 veículos removidos.
Em relação às blitze de alcoolemia com condutores profissionais, 453 motoristas da Prefeitura foram abordados, sendo 97 taxistas, 79 condutores de ônibus, 10 mototaxistas e 72 motoristas de aplicativo.
Apenas um acidente foi registrado no período, com uma vítima ferida. A fiscalização registrou ainda 7.806 utilizações de vagas de estacionamento Zonas Azul, somando 493 autuações por desrespeito ao estacionamento nesses espaços. Foram utilizadas na operação 63 viaturas, 26 motoviaturas, e 382 agentes de trânsito.
Vistorias – As ações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) resultaram em 432 vistorias, 62 orientações, 55 atividades, 63 balcões, 110 bares, 12 praticáveis, 23 marquises, 13 palcos, 26 depósitos, 12 lanchonetes, 35 arquibancadas, 17 orientações técnicas e 35 ações diversas.
Nenhum estabelecimento foi fechado e dois autos de infração foram expedidos, devido à comercialização de bebidas sem a devida licença. Neste mesmo contexto, a operação abordou 101 ambulantes, sendo que três deles foram notificados por desmontagem irregular de palcos.
Nas ações empreendidas em camarotes, ocorreram 76 vistorias, sendo necessária a aplicação de notificações especiais em seis delas, em função da ausência de extintores.
Três praticáveis foram notificados, bem como 16 palcos. A fiscalização precisou ainda notificar um estabelecimento por publicidade irregular, durante as 70 vistorias realizadas. Além disso, foram expedidos quatro autos de infração por distribuição de material licenciado e apreendido um banner irregular.
Apreensões de bebidas – Ainda conforme dados da Sedur, 1.954 unidades de bebidas irregulares foram apreendidas, sendo 1.150 latas de cervejas diversas; 20 unidades de 51 Ice; 10 garrafas de vidro de aguardente; 200 long neck; 12 unidades de cerveja Malzebier; 3 garrafas de 2 litros de coca cola; 9 unidades de garrafas de vidro de e 300 long neck.
Poluição sonora – Das 114 vistorias sonoras realizadas, 22 resultaram em notificações, além de 10 denúncias apuradas. Em relação ao monitoramento de trios elétricos, 111 abordagens foram registradas. A equipe precisou encerrar uma atividade sonora e vistoriou 25 palcos, apreendendo um equipamento sonoro. Agentes de campo fizeram ainda sete apreensões de armas brancas (facas).
Atenção à mulher e à juventude – O total de acolhimentos realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) neste Carnaval foi de 348 crianças e adolescentes.
Atualmente os espaços destinados ao serviço contam com 326 crianças, devido ao fato de que alguns pais já começaram a retirar seus filhos.
Os Centros de Atenção à Mulher já acolheram um total de 300 mulheres de um total de 814 atendimentos relativos a 150 informações prestadas sobre direitos da mulher; 89 atendimentos sociais (assistência social), 104 atendimentos psicológicos 82 atendimentos de orientação jurídica. Foram registradas 14 ocorrências no circuito Campo Grande, por importunação sexual, por assédio e por violência física ou psicológica.
Na Barra, foram 389 atendimentos, sendo 126 de cunhos sociais, 125 atendimentos psicológicos e 52 atendimentos jurídicos. Dentre as ocorrências no circuito, 26 foram por assédio; quatro por importunação sexual, 11 por violência psicológica e uma por violência patrimonial.
afogamentos não fatais. A autarquia mantém 8 postos avançados, duas bases fixas e um posto náutico à disposição neste circuito, além de uma embarcação.
Promoção social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou 705 abordagens pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), 189 cadastros, registrou 101 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 111 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O órgão fez ainda 17 encaminhamentos para os centros de convivência e 202 encaminhamentos diversos, além de 164 abordagens do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), 21 cadastros, 15 encaminhamentos diversos e 18 acolhimentos.
Catafolia – Os espaços de apoio aos catadores de recicláveis registraram 1.866 atendimentos, sendo 946 em Ondina e 920 no Dois de Julho. A Sempre disponibilizou dois espaços de apoio aos catadores de material reciclável no CAS Wilson Lins, em Ondina, e na Escola Perminio Leite, no Dois de Julho. Os espaços funcionam das 7h às 17h com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços.
Camarotes acessíveis – Os camarotes acessíveis do Campo Grande, Ondina e Piedade receberam 761 pessoas. Na estrutura situada no Campo Grande, 226 idosos e 58 acompanhantes brincaram o Carnaval.
A estrutura de Ondina recebeu 109 idosos e 45 acompanhantes, além de 51 pessoas com deficiência e 30 acompanhantes. Na Piedade, foram 131 pessoas com deficiência e 109 acompanhantes.
Políticas sobre Drogas – O Observatório em Políticas sobre Drogas realizou 2.464 observações e 79 entrevistas.
Entre o público atendido, 35% foi feminino e 65% masculino. Entre as pessoas entrevistadas, 62% se autodeclararam pretas, 33% pardas e 5% brancas. Ao todo, 40% disseram usar drogas todos os dias, 20% disseram usar de um a três dias, e 40% não responderam. As drogas mais utilizadas são álcool (60%) e cigarro/tabaco (36%).
Manutenção – Durante a folia, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realizou diversas ações para garantir a melhor fluidez da festa. Foram feitos serviços de desobstrução de 359 dispositivos de drenagem (caixas de sarjeta), limpeza de poços de visita e assentamento de grelhas, além do jateamento de 4,5 mil metros de rede. O órgão realizou ainda seis podas de árvores na Pituba, Brotas, Castelo Branco, Pirajá, Caixa d’Água e no Bambuzal do Aeroporto. Por fim, foram aplicados o total de 50 quilos de asfalto frio durante os dias de Carnaval.
Atrações – Os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha contaram com o desfile de 82 entidades (trios pipoca, blocos, entidades de samba e grupos afros). Na Barra/Ondina (Dodô) os desfiles começaram pontualmente às 15h33. Ao todo, o Dodô recebeu 24 entidades, entre eles 9 blocos.
O Carnaval do circuito Dodô encerrou por volta das 3h29 com a chegada do último trio, na Ondina. Já na Avenida (Osmar) a folia começou no Campo Grande às 14h20. Foram 36 entidades ao todo neste circuito, sendo 17 blocos. Às 3h16 o último trio concluiu o show. O circuito Batatinha começou às 14h20 e acabou às 23h25. Total de 22 entidades entre samba, blocos afros, reggae e afoxés.
Abordagem turística – Os monitores de informação turística desde domingo ampliaram a atuação nas praias da orla de Stella Maris e Flamengo, nos principais pontos turísticos como Bonfim, Porto da Barra, Centro Histórico e Rio Vermelho, além dos terminais rodoviário, aeroportuário e portuário de Salvador.
Das 651 abordagens para informações turísticas, 396 eram de brasileiros vindos de outros estados, 201 baianos de outras cidades e 54 turistas estrangeiros Cerca de 1,1 mil encartes do guia do carnaval foram distribuídos em hotéis e restaurantes, somente na segunda-feira.